Enquanto o planejamento é algo que abrange a viagem como um todo, o roteiro é mais específico e também é um item importante a ser feito pois é ele que vai ditar o ritmo do seu dia-a-dia durante a viagem, e isso pode lhe poupar um tempo valioso.
Mas o roteiro não deve ser feito só depois que tiver reservado o hotel, comprado os ingressos, etc? Não, muito pelo contrário… A partir do roteiro é que devem ser feitas as reservas e adquiridos os demais itens da viagem, assim você evita alguns conflitos de agenda e até de comprar algo que não necessite. Digamos que você pretenda fazer um cruzeiro de 4 dias, então a princípio durante esses 4 dias você não precisaria de hotel, certo? Então não adianta reservar o hotel para todo o período da viagem, nesse caso você faria duas reservas e se for o caso até em hotéis diferentes.
Você pode começar fazendo um roteiro simples apenas colocando uma atividade principal por dia, por exemplo:
Dia 1 – Chegada em Orlando
Dia 2 – Magic Kingdom
Dia 3 – Universal Studios
Dia 4 – Epcot
Dia 5 – Compras
Dia 6 – Seaworld
E assim por diante…
A partir daí é possível começar a detalhar melhor as atividades do dia, colocando por exemplo os locais onde serão feitas as refeições, FastPass marcados, shows, etc, e também mencionar os horários de cada atividade. Exemplo:
Dia 1 – Chegada em Orlando às 09:30
10:30 – Pegar carro alugado – Reserva XXX
Passar no hotel e deixar as malas
12:00 – Almoçar no restaurante X
13:30 – Ir no mercado (ver lista de compras)
16:00 – Ir para o hotel fazer checkin, deixar as compras e descansar um pouco
19:00 – Jantar no restaurante X
Dia 2 – Magic Kingdom (horário do parque: das 09:00 às 21:00)
07:00 – Acordar, tomar café
09:30 – FastPass montanha russa
12:30 – Almoço no restaurante X – número da reserva: Y
15:00 – Assistir à parada (desfile)
16:00 – FastPass show
19:00 – Jantar ou fazer um lanche
21:00 – Show de fogos
…
Dia 5 – Compras
08:00 – Acordar, tomar café
10:00 – Ir no shopping X – levar lista de compras
Almoçar no shopping
Ir para o hotel guardar as compras
16:00 – Ir no shopping Y
19:00 – Jantar no restaurante X
Alguns dias poderão ser mais detalhados que outros, quanto mais detalhes colocar melhor para poder controlar o tempo e também não esquecer de fazer alguma coisa.
Se ficar poucos dias em Orlando (10 ou menos) o roteiro provavelmente irá ficar com mais atividades e bem corrido, agora se ficar mais dias (15 ou mais) é bom dar uma intercalada nas atividades pois pode parecer que não mas andar nos parques o dia todo é muito cansativo! Lembre-se que você irá ficar boa parte do dia de pé, seja andando pelo parque ou esperando nas filas. Procure não colocar mais que 4 dias seguidos de parques, coloque por exemplo 3 dias de parque e 1 dia para compras (apesar que compras também cansa! 🙂 ) ou outra atividade mais leve.
Para montar o roteiro detalhado será necessário prosseguir com o demais itens do planejamento, neste primeiro momento será apenas uma ideia inicial que poderá ser alterada dependendo de outras atividades que queria incluir no dia. Por exemplo: Você marcou no seu roteiro que vai no Magic Kingdom no dia 10. Você também deseja reservar um almoço com personagens dentro do parque mas quando foi fazer a reserva viu que não há mais vagas no dia 10, apenas no dia 12. Nesse caso você irá alterar a data da visita ao Magic Kingdom para o dia 12 para conciliar a reserva do almoço e colocará outra atividade no dia 10.
É importante também consultar o calendário dos parques pois o horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano.
Essas alterações são naturais, tanto na hora que estiver montando o roteiro quanto até mesmo durante a viagem, ou seja, não necessariamente o roteiro será seguido à risca, você irá adaptando-o conforme a necessidade ou caso surja algum imprevisto.
Alguns dias antes da viagem é bom dar uma revisada em todos os dias do roteiro para checar se está tudo ok e se algum ponto precisa ser alterado. Estando terminado imprima o roteiro e coloque numa pasta junto com os demais itens que devem ser levados. Algumas pessoas gostam de encadernar o roteiro mas nesse caso você terá que levar ele todo para onde for, eu prefiro deixar as folhas soltas e levar comigo apenas a folha com o dia correspondente.
No próximo item do planejamento vamos ver as opções e algumas dicas sobre hospedagem.