Em uma cidade como Orlando que recebe todos os dias milhares de turistas de todas as partes do mundo, o que não faltam são opções de hospedagem para todos os gostos e principalmente para todos os bolsos!
A quantidade de opções é realmente muito grande pois Orlando tem uma das maiores redes hoteleiras dos EUA. É possível encontrar locais que vão de 50 dólares a até 1.000 (ou mais) dólares a diária e essa costuma ser a parte onde eu gasto mais tempo procurando uma opção que atenda as minhas necessidades.
Então diante de tantas opções, o que fazer para não entrar em parafuso e escolher a opção ideal? A primeira coisa que você precisa saber são os tipos de opções de hospedagem disponíveis:
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Hotel / Resort: Os tradicionais hotéis ou resorts geralmente são a primeira opção que as pessoas pensam quando se fala em hospedagem. A oferta desse tipo de hospedagem é enorme e é possível encontrar desde os mais simples até os mais luxuosos.
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Motel: Calma, não pense besteira… o conceito de Motel nos EUA é BEM diferente do Brasil! Os motéis podem ser vistos com frequência em filmes americanos, geralmente em estradas e são lugares muito utilizados para se passar a noite durante viagens longas de carro. Uma característica comum dos motéis lá é o fato de possuírem apenas um ou dois andares, com a vaga na frente do quarto e este voltado para a rua onde uma vez hospedado não necessariamente você precisa passar pela recepção.
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Casa: Uma opção também muito utilizada são as casas de aluguel que geralmente ficam em condomínios e oferecem uma boa infra-estrutura. É possível encontrar casas enormes com piscina e vários quartos, o que acaba se tornando uma opção bem interessante no caso de famílias grandes ou grupos de amigos que podem até “rachar” o valor da diária. Atente-se ao fato que além do valor da diária geralmente são cobradas taxas de limpeza, uso de piscina e até mesmo wifi em alguns casos. Veja atentamente as condições de aluguel e taxas extras cobradas.
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Acampamento: Para os mais aventureiros e/ou amantes da natureza também há essa opção. A Disney por exemplo possui o “The Campsites at Disney’s Fort Wilderness Resort” onde é possível acampar em barracas e também em “motor homes”.
Em seguida o que eu costumo fazer é definir alguns filtros como por exemplo:
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Localização: Apesar de geralmente nos referirmos apenas a Orlando há outras localidades próximas que também oferecem várias opções de hospedagem como Lake Buena Vista (região onde fica a Disney) e Kissimmme que fica mais ao Sul. Uma das primeiras coisas que se deve definir é se pretende se hospedar em hotéis localizados dentro ou fora dos complexos dos parques. A Disney por exemplo possui uma ampla rede de Resorts de todos os tipos e oferece algumas vantagens a seus hóspedes como por exemplo transporte para os parques e estacionamento gratuito nos parques caso opte por ir de carro (como referência, em agosto de 2015 o valor do estacionamento é de 17 dólares por dia), dentre outros benefícios. Por outro lado essa opção costuma ter um custo maior do que se hospedar fora do complexo mas em todo caso avalie as duas opções pois às vezes são feitas promoções e acaba compensando optar por um lugar dentro do complexo pela comodidade, pelos benefícios e pela experiência de já estar imerso no ambiente temático.
Atenção: se você pretende se hospedar em um hotel do complexo da Disney saiba que as reservas são liberadas com 180 dias de antecedência, ou seja, 6 (seis) meses antes! A procura é muito grande e boa parte das opções se esgota rapidamente então fique atento a esse prazo.
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Orçamento: Defina um valor limite que quer/pode pagar na hospedagem para o período todo da viagem. Divida esse valor pela quantidade de dias que irá se hospedar para ter o valor da diária que servirá como base na busca. Procure ter uma certa margem para subir um pouco o valor se necessário pois às vezes por uma pequena diferença a mais é possível encontrar uma opção melhor.
[font_awesome icon=”check” margin_right=”5px” color=”#8eb81a”] Itens desejáveis: O que você gostaria ou precisa que o local que irá ficar hospedado tenha?
- Wifi: Se assim como eu você é daqueles que não abre mão de ficar sem internet então um item que deve constar na busca é se o local oferece wifi. Hoje em dia é muito comum os hotéis disponibilizarem wifi, porém em alguns casos esse serviço é “gratuito” (já incluso na diária) e em outros casos pode ser cobrado à parte da diária.
- Estacionamento: Acredito que todas as opções de hospedagem possuam estacionamento para os hóspedes, pelo menos eu não lembro de ter visto algum hotel que não tenha. Embora a grande maioria ofereça esse serviço sem custo há lugares em que o estacionamento é cobrado por dia e à parte da diária. É claro, se não pretende alugar carro então nem precisa se preocupar com este item.
- Transporte para os parques: Para quem estiver com carro alugado isso não será problema já que você poderá ir e voltar quando quiser mas para quem opta por não alugar carro este é um item importante. Boa parte dos hotéis oferece transporte (shuttle) para os parques e até de forma gratuita, no entanto é preciso ficar atento aos horários pois esse serviço não é oferecido durante todo o dia e sim apenas em alguns horários específicos. Caso não esteja de carro e o hotel não ofereça esse serviço você terá que optar por taxi ou por um serviço de transporte personalizado. Avalie o custo desse tipo de serviço pois dependendo do custo acaba compensando mais alugar um carro.
- Café da manhã: Boa parte dos hotéis oferecem café da manhã e este é mais um item que pode já estar incluso no valor da diária ou ser cobrado à parte. Alguns hotéis não trabalham com serviço de café da manhã, mesmo pagando à parte. Neste caso há basicamente duas opções: tomar o café em algum local fora ou então passar no supermercado e comprar algumas coisas como pães, frutas, frios e bebidas e tomar o café no seu quarto mesmo.
Caso o hotel ofereça café da manhã tenha em mente o seguinte: Você não estará no Brasil! Sim, isso é óbvio mas a maioria das pessoas reclama do café da manhã servido nos hotéis achando que vão encontrar as mesmas coisas que estão acostumadas a comer em casa ou em hotéis no Brasil. NÃO vá com essa expectativa! O café servido na maioria dos casos não tem muitas opções e são servidos os mesmos itens todos os dias. Para se ter uma ideia, você não encontrará itens como presunto e queijo… Os itens mais comuns são pães, waffles, ovos, bacon, linguiça e esses tipos de itens tipicamente americanos. Se você deseja algo diferente faça como mencionei acima: tome café fora do hotel ou compre as coisas de sua preferência no mercado. - Frigobar e microondas: Dois itens que para algumas pessoas podem ser completamente dispensáveis mas em outros casos são indispensáveis. Quem vai com criança pequena precisa por exemplo do microondas para esquentar uma água para a mamadeira. O microondas também pode ser utilizado por exemplo para esquentar alguma refeição rápida comprada no mercado como aquelas embalagens de comida congelada ou mesmo uma pizza. Um item que eu não costumo abrir mão é do frigobar pois eu costumo comprar água no mercado e levar para os parques (leia essa dica aqui). Alguns hotéis dispoem inclusive de cozinhas completas com fogão, geladeira e utensílios de cozinha – veja neste vídeo um exemplo de hotel desse tipo – porém alguns hotéis ainda não possuem esses dois itens. Verifique atentamente na descrição do local que estiver procurando se esses itens estão disponíveis e se há algum custo adicional pela sua utilização.
- Piscina: Grande parte dos hotéis possui piscina, alguns até mais de uma, mas uma pergunta que eu faço é: Você irá utilizar? Na minha viagem em janeiro de 2015 ficamos 18 dias em um hotel que possuía piscina e não fui um dia sequer! Se a sua viagem for numa época quente pode ser interessante ter uma piscina à disposição. Alguns hotéis chegam a cobrar uma taxa de resort separada da diária apenas pelo fato de ter piscina.
- Sala de ginástica: Esse é um item completamente dispensável no meu caso! Quer ginástica melhor que andar o dia todo nos parques ou fazendo compras? 🙂 Mesmo assim algumas pessoas gostam de fazer exercícios, se este for o seu caso verifique a disponibilidade dessa área no hotel.
- Receber encomendas: Você pretende fazer compras pela internet e mandar entregar no hotel? Se não pretende então este item é irrelevante mas caso contrário verifique se o hotel aceita receber encomendas e principalmente se esse serviço é cobrado. Há hotéis que não cobram nada por este serviço, alguns cobram uma quantia simbólica e há casos que cobram 5 ou até mesmo 10 dólares por caixa recebida!
Um ponto que também deve ser levado em consideração é o seguinte: Na maioria dos dias (ou em todos) você provavelmente irá sair cedo do hotel para ir aos parques, fazer compras, etc, só voltará tarde da noite e acabará usando o hotel basicamente para dormir e tomar banho. Isso não significa que você deve escolher um “pulgueiro” para se hospedar (acredite, há estabelecimentos com avaliações péssimas dos visitantes), claro que deve-se pensar no conforto e segurança mas pense por exemplo se você deve mesmo escolher aquele resort maravilhoso com cinco piscinas sendo que seu roteiro será super apertado e você não terá tempo de usufruir de nada. Nesse ponto não há uma regra, essa decisão é pessoal e depende das preferências e possibilidades de cada um.
Faça uma lista dos itens acima que você acha necessários ou que não abre mão e utilize-os como parâmetro quando for pesquisar um local para hospedagem.
Ao começar a procurar pela hospedagem utilizando esses filtros muito provavelmente você irá encontrar mais de um lugar que lhe agrade. Nesse caso faça uma planilha listando as opções que achar interessante e também os serviços oferecidos, isso vai facilitar bastante na escolha. Exemplo:
Nome | Wifi | Estac | Café | Frigobar | Microondas | Diária |
---|---|---|---|---|---|---|
Hotel X | Não | Sim | Não | Sim | Sim | 130 |
Hotel Y | Sim | Não | Não | Sim | Não | 90 |
Hotel Z | Sim | Sim | Sim | Sim | Não | 150 |
Hotel W | Sim | Sim, pago | Sim, pago | Não | Não | 70 |
Independente da opção escolhida é bom checar as opiniões de outros visitantes. É claro que não há como agradar a todos mas algumas pessoas publicam opiniões e notas baixas sobre um estabelecimento se baseando apenas em detalhes pequenos. Já li casos de avaliação negativa de um lugar só porque o café da manhã oferecido era sempre o mesmo todos os dias. Eu costumo ignorar esse tipo de opinião e me atentar ao que realmente importa. Procure ler as opiniões mais recentes e no caso de encontrar alguma reclamação veja se é algo isolado ou se muitas pessoas comentam sobre o mesmo problema. Um site que é referência para verificar opiniões dos visitantes é o Tripadvisor.
Antes de concluir a reserva verifique como é a política de cancelamento. Na maioria dos casos o que você fará será apenas uma reserva que poderá ser cancelada com até 48 horas de antecedência sem cobrança de taxa. Se encontrar uma tarifa mais baixa para o mesmo hotel e tipo de quarto compare as condições pois uma opção geralmente oferecida é de obter desconto na diária mas nesse caso você não terá direito a reembolso em caso de cancelamento. Atente-se bem a esse ponto e evite esse tipo de reserva sem reembolso principalmente se a reserva for feita com muita antecedência. Como eu comentei em posts anteriores imprevistos podem acontecer e caso seja necessário adiar ou até cancelar a viagem você não perderá dinheiro.
São muitos detalhes não é mesmo? Usando essas dicas fica mais fácil escolher a opção que encaixa no seu bolso e nas suas necessidades.
No próximo tópico vamos falar sobre reservas de restaurantes.