Imagine que você passou dias (e noites) planejando a viagem, vendo cada detalhe, está tudo perfeito mas no dia de embarcar você se atrapalha, sai atrasado de casa, chega no aeroporto e vê que perdeu o horário do checkin, e consequentemente o voo…
Pronto, seus planos começar a desabar, aí começa a correria de ver com a companhia aerea a possibilidade de te encaixar num próximo voo que pode não ser no mesmo dia, terá que pagar taxa de remarcação, avisar o hotel, aluguel de carro, remarcar parque, etc…
Parece filme de terror, não é mesmo? Não deixe que isso aconteça com você!
A recomendação para voos internacionais é chegar no aeroporto com 3 (três) horas de antecedência! Isso sem contar o tempo de deslocamento da sua casa até o aeroporto.
– “Nossa, mas precisa tudo isso?”
Bom, sugiro que você leia novamente o começo do post para saber se vale a pena o risco. 😉
Veja alguns pontos que devem ser verificados:
- Qual o dia da semana e horário do seu voo? Se for uma sexta-feira à noite quando o trânsito costuma ser mais complicado pode ser necessário antecipar sua saída.
- Qual o tempo estimado que levará para fazer o trajeto da sua casa até o aeroporto? – simule o tempo no Google Maps ou mesmo no Waze. Procure fazer a simulação considerando o dia da semana e horário que você sairia se já estivesse indo para o aeroporto. Isso vale principalmente se você nunca foi até o aeroporto da sua cidade.
- Qual meio de transporte será usado? ou seja, como vocês irão até o aeroporto?
- Com o seu carro mesmo e vão deixar em algum estacionamento próximo?
- De táxi? Não peça em cima da hora! E se aquele ponto de taxi da esquina estiver vazio quando você precisar? Muitas empresas de taxi permitem fazer agendamento com antecedência.
- Algum amigo ou parente irá levar? Um dia antes ou mesmo no dia confirme se está tudo ok para a sua carona e por via das dúvidas tenha um “plano B”.
- Confira se todos que vão viajar estão com seus documentos: RG ou carteira de habilitação (principalmente se for dirigir por lá), passaporte e no caso de crianças a certidão de nascimento assim como autorização de viagem caso a criança vá com apenas um dos pais. Acredite, é comum as pessoas chegarem no balcão do checkin e terem esquecido o documento. Não adianta chorar, espernear, ajoelhar… Não embarca! PONTO!
Lembre-se também que imprevistos podem acontecer… De repente um pneu pode furar, pode ter um trânsito inesperado mesmo em dias mais tranquilos ou você pode se dar conta que esqueceu uma mala em casa e ter que voltar para pegar…. é… isso já aconteceu comigo! ainda bem que percebemos enquanto estávamos perto de casa e saímos com tempo então não atrapalhou em nada.
Enfim, não arrisque perder o voo por conta de sair meia hora ou uma hora mais cedo de casa. É preferível ficar essa uma hora a mais esperando no aeroporto do que em casa.
E como última dica, procure fazer o check-in do voo com antecedência. As companhias aereas costumam abrir o checkin com 24 horas de antecedência do voo e você pode fazer pelo site ou app da compania.
Em último caso, assim que chegar no aeroporto vá direto para o balcão da companhia aerea fazer o checkin. Se tiver que ir ao banheiro, comer alguma coisa, etc, deixe para fazer depois. Sempre faça o checkin primeiro.
Boa viagem e até a próxima dica!