DicasNotícias

Google Maps pode funcionar offline – e o que você ganha (economiza) com isso

Google Maps offline
3.4kvisualizações

A Google liberou a partir de hoje a possibilidade de download dos mapas do seu aplicativo Google Maps. Isso significa que agora é possível utilizar o aplicativo offline, ou seja, sem que ele esteja conectado à internet. No momento a atualização para a versão 9.17 só está sendo liberada para usuários do Android, mas em breve também estará disponível para iOS.

A ferramenta “Áreas offline” permitirá salvar o mapa de uma determinada região e além disso informações como nomes de restaurantes, aeroportos e hospitais também serão salvas. Você poderá também visualizar o “card” destes lugares e obter informações como número de telefones, horário de funcionamento e até mesmo cardápio, se estiver no cadastro do estabelecimento.

Uma observação: os mapas têm um período de expiração de 30 dias. Isso porque a Google não acha seguro manter as rotas desatualizadas por tanto tempo, pois as ruas podem ter alteração no sentido do fluxo, dentre outras alterações. Então o ideal é baixar o mapa apenas alguns dias antes da viagem, e de preferência quando estiver conectado em algum wifi para não consumir sua franquia de dados.

Uma vez que o mapa está offline, obviamente informações como trânsito em tempo real e de transporte público não estarão disponíveis. Também fica indisponível a criação de rotas a pé.

Como utilizar:

  • Abra o aplicativo Google Maps (versão 9.17 ou superior), acesse o menu do canto superior esquerdo e selecione “Áreas offline”.
  • Navegue até a área que deseja salvar e selecione “Download”
  • Atribua um nome para essa área e aguarde o download. Pronto!
Imagem: Divulgação/Google
Imagem: Divulgação/Google

 

E o que você ganha com isso?

Quando você for a Orlando, principalmente pela primeira vez, vai com certeza precisar de um sistema de mapa – seja ele um aparelho de GPS ou um aplicativo no seu smartphone.

Se você tem um smartphone e pretende utilizar um aplicativo de mapas como o próprio Maps ou mesmo o Waze, você vai precisar de uma conexão de internet 3G/4G para navegar. Isso significa que você precisa comprar um chip nos EUA com plano de dados, ou usar o plano de dados da sua operadora do Brasil em roaming internacional, o que é um péssimo negócio pois o custo é muito alto!

Com a possibilidade de ter os mapas offline no seu celular, não haveria necessidade de comprar um chip de uma operadora dos EUA. Se você estava pensando em comprar um chip apenas com o intuito de utilizar os mapas, não haveria necessidade de ter esse custo, ou seja, seria uma pequena economia no seu orçamento.

O aparelho de GPS você pode comprar no Brasil ou mesmo nos Estados Unidos ou então alugar um aparelho junto com o aluguel de carro. Apesar de não depender de internet para funcionar, você terá que adquirir o aparelho de GPS, caso ainda não tenha um, ou seja, um custo no seu orçamento.

Se você já possui um aparelho de GPS, claro que esta dica poderá não ser muito útil. Só lembre-se do seguinte: Se você comprou o GPS no Brasil é bem provável que o aparelho esteja apenas com o mapa do Brasil instalado, ou seja, você terá que instalar (comprar) o mapa dos EUA ou pelo menos o mapa da Florida para poder utilizá-lo em Orlando, caso contrário ele será completamente inútil!

Deixe uma resposta

Marcos Fernandes
Profissional de TI e baterista nas horas vagas, me apaixonei por Orlando quando fui pela primeira vez com minha família em 2012. De tanto pesquisar sobre o destino e de compartilhar dicas com amigos, criei o blog no intuito de compartilhar as novidades e ajudar principalmente quem vai pela primeira vez para a terra da magia.