O governo dos EUA, através do Departamento de Transportes e de outros órgãos competentes, anunciou uma ordem de emergência para proibir todos os dispositivos Samsung Galaxy Note 7 no transporte aéreo dos Estados Unidos. Quem possuir esse aparelho não poderá transportá-lo em bagagem despachada, em bagagem de mão, levando consigo no bolso ou mesmo enviado como carga aérea. Isso vale para todos os voos que cheguem ou que saiam dos Estados Unidos, inclusive para os voos domésticos entre cidades/estados americanos. A proibição passou a vigorar no dia 15 de outubro de 2016.
Nós reconhecemos que a proibição destes telefones nas companhias aéreas vão incomodar alguns passageiros, mas a segurança de todos aqueles a bordo de uma aeronave deve ser prioridade”, disse o secretário de Transportes Anthony Foxx. “Estamos tomando esta medida adicional, porque um incidente de fogo dentro da aeronave representa um alto risco de lesões corporais graves e coloca muitas vidas em risco.
Até alguns dias atrás, quando começaram os problemas com o novo aparelho da Samsung, ainda era permitido embarcar com o aparelho, mas o mesmo tinha que permanecer completamente desligado durante todo o voo. Devido a vários casos onde o aparelho super aquece e chega a pegar fogo, foi tomada essa medida mais drástica. Devido a gravidade do problema a Samsung inclusive anunciou a suspensão total da fabricação e venda no Galaxy Note 7 e iniciou um processo de devolução de todos os aparelhos vendidos.
Quem tentar burlar a proibição colocando o aparelho em bagagem despachada, em bagagem de mão ou mesmo levando consigo, está sujeito a multa de US$ 180 mil e ainda poderá ser alvo de ações criminais, que pode resultar em pena de 10 anos de prisão.
Se após o início do voo for identificado algum passageiro de porte do aparelho, um membro da tripulação deve orientá-lo a desligar o dispositivo imediatamente, se assegurar que o mesmo não será ligado novamente, que não será feita tentativa de carga da bateria e mantê-lo fora do compartimento de bagagem de mão e de bolsos.
A proibição vale inclusive aqui no Brasil onde algumas companias aereas como a LATAM emitiram comunicado sobre a proibição.
A Samsung iniciou um programa para reembolso no caso de devolução do aparelho ou ofereceu ainda a troca por outro dispositivo da marca. Embora o Galaxy Note 7 não tenha sido vendido oficialmente no Brasil, é possível que algumas pessoas tenham adquirido o aparelho em viagens ao exterior ou mesmo através de intermediários, o que pode ser um problema para efetuar essa devolução.
A Samsung colocou em seu site algumas instruções de como proceder para obter o reembolso ou a troca.
Com informações de: Transportation.gov