Magic Kingdom

Disney mudará o tema da atração Splash Mountain

1.2kvisualizações

A atração Splash Mountain (parque Magic Kingdom) é baseada em um filme da Disney lançado em 1946 chamado “A canção do Sul” (Song of the South).

Apesar do filme ter sido ganhador do Oscar de melhor canção original por “Zip-A-Dee-Doo-Dah” – aquela musiquinha que ouvimos durante a atração – existem muitas acusações de racismo sobre o filme. Fala-se inclusive que a Disney teria “vergonha” desse filme!

Recentemente começaram a aparecer na internet algumas manifestações e até mesmo petições para pressionar a Disney a alterar o tema da atração, e davam até mesmo a sugestão de qual deveria ser o novo tema: o filme “A Princesa e o Sapo”.

Hoje, dia 25/06, a Disney publicou em seu blog oficial a notícia de que a atração Splash Mountain, tanto do Magic Kingdom como da Disneyland na Califórnia, realmente será repaginada com o tema do filme “A Princesa e o Sapo”.

A nota deixa uma certa “dúvida” no ar, já que eles afirmam que os Imagineers (engenheiros da Disney) já estavam trabalhando nesse projeto desde o ano passado! Pode realmente ser verdade que eles já estavam pensando nisso, mas o fato da nota ter sido divulgada pouco tempo depois de toda a “comoção” e petições criadas na Internet, é muita coincidência.

Caso você queria saber um pouco mais sobre essa questão do racismo no filme, recomendo que assista o vídeo abaixo:

Segue abaixo a nota da Disney falando sobre a mudança na atração:

O tema é inspirado em um filme de animação favorito de todos os tempos da Disney, “The Princess and the Frog”. Contamos essa história após o beijo final e nos juntamos à princesa Tiana e Louis em uma aventura musical – com algumas das músicas poderosas do filme – enquanto se preparam para sua primeira apresentação de Mardi Gras.

Tiana é uma mulher moderna, corajosa e empoderada, que persegue seus sonhos e nunca perde de vista o que é realmente importante. É uma ótima história com um forte personagem principal, tendo como pano de fundo Nova Orleans e a baía da Louisiana. Em 1966, o próprio Walt abriu a New Orleans Square quando se tornou a primeira “terra” adicionada ao parque da Disneyland, por isso parece natural vincular a história e a incrível música de “A Princesa e o Sapo” aos nossos parques.

A voz da princesa Tiana e da atriz vencedora do prêmio Tony, Anika Noni Rose, compartilhou: “É realmente emocionante saber que a presença da princesa Tiana na Disneylândia e no Magic Kingdom finalmente será totalmente realizada! Tão apaixonada quanto eu pelo que criamos, eu sei que os fãs ficarão loucos. Os Imagineers estão nos dando a celebração do Mardi Gras ‘A Princesa e o Sapo’ que estamos esperando, e eu estou aqui! ”

A abordagem para repensar ou “atrair” as atrações (como Walt Disney se referia a ela) começa com os Imagineers fazendo a pergunta: como podemos aproveitar ou elevar a experiência e contar uma história nova e relevante? É um processo contínuo pelo qual os Imagineers são profundamente apaixonados. E com essa longa história de atualização de atrações e adição de novas magias, a retomada da Splash Mountain é de particular importância hoje. O novo conceito é inclusivo – no qual todos os nossos clientes podem se conectar e se inspirar, e fala da diversidade de milhões de pessoas que visitam nossos parques a cada ano.

Charita Carter, a produtora criativa sênior que liderou o projeto na Walt Disney Imagineering, compartilhou: “Como a princesa Tiana, acredito que coragem e amor são os principais ingredientes para aventuras maravilhosas. Estou muito satisfeito por fazer parte de trazer essa experiência divertida aos nossos hóspedes. ”

Para os Imagineers, a mudança está enraizada em uma tradição estabelecida por Walt Disney, que incentivou novas inovações, novas idéias, novas cenas e narrativas atuais. E as experiências que eles criam podem ser desfrutadas por visitantes que visitam nossos parques de todo o mundo.

Como parte do processo de desenvolvimento criativo, o trabalho de design conceitual está em andamento e, em breve, a Imagineers poderá realizar revisões preliminares e desenvolver um cronograma para quando a transformação começar a tomar forma.

Como o trabalho ainda está na parte conceitual, não foram divulgados muitos detalhes nem data prevista de inauguração.

Particularmente acho que essa reforma irá demorar para sair do papel, tendo em vista que deve ter um alto custo e por conta da Pandemia do Coronavírus, a Disney não tem a mesma receita que tinha antes e está tendo que cortar custos. Um exemplo disso é a atração SpaceShip Earth do Epcot que estava com reforma planejada e foi adiada.

E você, o que achou? Gostou da notícia ou preferia deixar a atração como é hoje?

Fonte: Disney Parks Blog

Deixe uma resposta

Marcos Fernandes
Profissional de TI e baterista nas horas vagas, me apaixonei por Orlando quando fui pela primeira vez com minha família em 2012. De tanto pesquisar sobre o destino e de compartilhar dicas com amigos, criei o blog no intuito de compartilhar as novidades e ajudar principalmente quem vai pela primeira vez para a terra da magia.