Magic Kingdom

Cada parque tem as suas particularidades, no entanto há algumas informações básicas que valem para todos os casos e você pode conferir abaixo.

Conteúdo:

  1. Divisões / Áreas
  2. Lotação
  3. Inspeção de malas
  4. Estacionamento
  5. Acessibilidade
  6. Mapas
  7. Horário de funcionamento
  8. Achados e perdidos
  9. Fila e “Fura-fila”
  10. Restrições nas atrações
  11. Ingressos

DIVISÕES / ÁREAS

Todos os parques são divididos internamente em áreas temáticas. Cada área tem suas características específicas como tema, música ambiente, figurinos dos funcionários, atrações, restaurantes, lojas e em alguns casos até cheiro!

LOTAÇÃO

Os parques são grandes e acomodam muitas pessoas, porém tudo tem um limite e os parques tem uma capacidade máxima estipulada, até por questões de segurança.

Nas épocas de baixa temporada não há com o que se preocupar mas se você vai viajar para Orlando na época de alta temporada (basicamente meses de julho e dezembro) as chances de algum parque fechar durante o dia por atingir sua capacidade máxima é grande. Isso acontece com frequência com o Magic Kingdom, principalmente nos dias próximos às festas de Natal e Ano Novo, por isso se planejar ir ao parque nesses dias é altamente recomendado chegar bem cedo pois com certeza haverá grandes filas, a começar pelo estacionamento.

INSPEÇÃO DE MALAS

Aviso de inspeção de malas

A fim de garantir a segurança de todos, antes da entrada nos parques é feita uma inspeção em todas as malas/bolsas que os visitantes estejam levando, mesmo em itens pequenos como pochetes e cases de máquinas fotográficas. Para facilitar o processo, antes de chegar a sua vez deixe aberto todos os compartimentos de malas e bolsas que esteja com você.

Caso esteja levando por exemplo algum pacote embrulhado para dar de presente a alguém dentro do parque, o pacote terá de ser aberto para inspeção.

Cada parque possui sua política quanto a itens proibidos mas de uma maneira geral não é permitido entrar com bebida alcoólica, substâncias proibidas, armas, malas ou objetos muito grandes, patins, skates, máscaras, recipientes de vidro, etc.

De modo geral é permitido entrar nos parques com bebidas (em garrafas plásticas) e alimentos como salgadinhos, frutas, etc.

Clique aqui para acessar as regras dos parques do Walt Disney World Resort.

Clique aqui para acessar as regras dos parques Universal Orlando Resort (em inglês).

ESTACIONAMENTO

Estacionamento Epcot

Para acomodar a enorme quantidade de visitantes os parques tem que se preocupar com o estacionamento pois grande parte das pessoas vão até os parques de carro / ônibus.

Os estacionamentos são grandes e geralmente são divididos em áreas com nomes de personagens para facilitar a localização. É muito importante prestar atenção no nome da área e/ou número da fila que o carro ficou estacionado pois após um dia de diversão é comum acabar não lembrando e aí pode ser complicado encontrar o seu veículo naquele mar de carros.

Uma dica muito simples é tirar uma foto da placa que indica a área / número da fila com o celular ou com sua máquina fotográfica, aí no final do dia caso você esqueça basta olhar a foto.

Todos os estacionamentos dos parques são pagos à parte, exceto no caso que a empresa ofereça algum tipo de benefício. Por exemplo: Quem se hospeda nos hotéis do complexo da Disney não paga o estacionamento nos parques.

Ao chegar na cabine de pagamento estará afixado o valor a ser pago bem como o horário de funcionamento do parque naquele dia. A foto acima à esquerda mostra a placa do estacionamento na Universal com valores de fevereiro de 2015 e a foto da direita mostra a entrada do estacionamento do Magic Kingdom.

Além do estacionamento regular, alguns parques oferecem o estacionamento preferencial que é um pouco mais caro, porém as vagas ficam localizadas mais próximas da entrada do parque.

É permitido sair com o veículo e voltar no mesmo dia sem pagar novamente, para isso guarde sempre o comprovante de pagamento que lhe será entregue.

Ao entrar no estacionamento você notará que o processo é bem organizado: os motoristas são direcionados pelos funcionários dos parques e as vagas sempre são preenchidas na sequência começando pelas vagas mais próximas da entrada até as mais distantes. Obviamente isso significa que quanto mais cedo chegar no parque mais próximo da entrada você ficará.

Nos estacionamentos você poderá notar algumas faixas pintadas no chão:

Faixas no estacionamento (arquivo pessoal)

A faixa azul indica o estacionamento para pessoas com deficiência / necessidades especiais. Nesse caso elas se localizam o mais próximo possível da entrada do parque.

A faixa vermelha indica a saída do parque e a faixa verde é para quem está simplesmente deixando ou buscando alguém no parque.

As faixas são pintadas do lado direito da pista.

Tram da Disney (arquivo pessoal)

Nos parques temáticos da Disney é oferecido um transporte complementar (gratuito) entre o estacionamento e a entrada do parque. É o chamado “Tram” que consiste em um veículo motorizado que puxa 7 “vagões” e acomoda várias pessoas ao mesmo tempo. Ele circula com frequência, principalmente nos horários de abertura e fechamento e passa por todos os setores do estacionamento. Nas áreas de embarque/desembarque há uma faixa amarela e todos devem aguardar atrás dessa faixa. O Tram só parte do ponto inicial após um anúncio de segurança que é feito em inglês e em espanhol. A cada parada é feito um anúncio (apenas em inglês) de qual setor ele se encontra.

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade é uma preocupação de forma geral nos EUA e nos parques isso não poderia ser diferente. Os parques são planejados levando isso em consideração e não há qualquer tipo de problema para circular com uma cadeira de rodas ou cadeiras motorizadas, o que aliás são muito comuns de ser ver.

Os parques são praticamente planos e raramente você verá uma escada para acessar alguma área. Caso haja uma escada com certeza ao seu lado haverá uma rampa de acesso.

MAPAS

Os parques são grandes, tem muitas atrações, muitas áreas e ter um mapa à mão é essencial, principalmente na sua primeira visita! Todos os parques oferecem mapas impressos que estão disponíveis logo na entrada, após passar as catracas.

Os mapas estão disponíveis em alguns idiomas, dentre eles o português. No caso da Disney os mapas geralmente tem a capa na cor verde.

Dica: leve uma caneta para ir marcando no mapa qual atração já foi visitada ou algum outro tipo de observação.

Clique nos links abaixo para visualizar os mapas dos parques:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Os principais parques temáticos não fecham nunca, ou seja, funcionam 365 dias por ano, exceto por motivos de força maior como algum alerta de furacão ou como ocorreu durante a pandemia da Covid-19. Os parques aquáticos geralmente ficam fechados na época do inverno americano.

O horário de funcionamento dos parques varia basicamente de acordo com a época do ano e o dia da semana.

O horário de abertura segue um padrão e os parques costumam iniciar suas atividades às 09:00 da manhã. O que geralmente sofre alterações é o horário de fechamento. Em épocas de alta temporada os parques costumam fechar bem mais tarde e até mesmo abrir mais cedo.

Dica: Chegue cedo nos parques para aproveitar cada segundo de diversão!

Além do horário dos parques deve-se prestar atenção também aos horários do shows e aparições dos personagens. No caso da Disney por exemplo essa informação está disponível em um folheto à parte do mapa que é disponibilizado na entrada do parque.

O local correto para consultar os horários são os sites oficiais das empresas, no entanto o horário só é disponibilizado no site com cerca de 3 meses de antecedência e mesmo assim está sujeito a alterações.

Para consultar o horário de funcionamento dos parques clique nos links abaixo:

ACHADOS E PERDIDOS

Todos os dias centenas de objetos são perdidos nos parques, isso é mais comum do que se possa imaginar!

Os parques possuem um setor dedicado a esse asunto (Lost and Found) e todos os objetos encontrados são cadastrados informando inclusive aonde foram encontrados. Caso note que perdeu algum item o correto é ir primeiramente até a área de atendimento ao cliente (Guest relations) do parque e notificar o ocorrido, dando todos os detalhes possíveis do objeto. Do mesmo modo, caso ache algum objeto entregue a um funcionário e informe o local que você o encontrou.

Mais de 200 óculos de sol são perdidos por dia só nos parques da Disney!

O ideal é, na medida do possível, colocar alguma etiqueta de identificação nos seus objetos como carteiras, bolsas, celulares, máquinas fotográficas, etc.

Muitas vezes os objetos são recuperados no mesmo dia e geralmente estão intactos.

Ah! Se estiver com crianças é muito recomendado que elas também andem com algum tipo de identificação contendo nome, nome e telefone dos pais, local aonde está hospedado, nacionalidade e idioma que fala.

Para mais informações sobre achados e perdidos na Disney clique aqui.

FILA E “FURA FILA”

Provavelmente você já ouviu falar na expressão “Tempo é dinheiro!”.

Quando você está no trabalho ou fazendo algo que não lhe agrada parece que as horas se arrastam e por outro lado quando estamos fazendo algo prazeroso e nos divertindo as horas simplesmente voam! É mais ou menos assim que acontece em Orlando, o tempo passa rápido e quando você se dá conta já acabou o dia e quase que num piscar de olhos você já está no avião voltando para casa. E como costumamos dizer, quando estamos nos EUA nosso tempo é em dólar, ou seja, mais valioso ainda!

O grande vilão em relação ao tempo nos parques são as filas! Quanto mais legal uma atração for, maior será o tempo de fila. Se a atração for uma novidade que acabou de ser inaugurada, mais fila… se for em alta temporada… hmm, adivinhe? MUITO mais fila! E obviamente quanto mais tempo na fila menos atrações você consegue ir e acaba não aproveitando como poderia. Para se ter uma ideia, na época da inauguração, a atração “The Hogwarts™ Express” no Universal Studios chegou a ter filas de mais de 3 horas!

Na entrada de cada atração haverá um painel indicando o tempo estimado de fila (wait time). Esse tempo é aproximado, ou seja, há casos que o tempo na fila poderá ser maior ou menor do que o indicado na placa pois às vezes podem ocorrer imprevistos. Também é possível visualizar esse tempo através dos aplicativos para celular oferecidos pelas empresas e você pode se basear nesse tempo para decidir se vai encarar a fila ou não.

Pensando nessa questão de economizar tempo as empresas oferecem maneiras legais de você furar as filas de algumas atrações nos parques (não são todas as atrações que tem esse benefício). Trata-se de um passe no qual você tem direito a entrar em uma fila diferente da fila tradicional e economizar um tempo enorme!

Cada empresa tem um sistema e cada um deles será explicado em uma página específica. Em resumo os fura fila são:

Disney: Até 2021 a Disney tinha um sistema chamado “FastPass+” que era gratuito e podia agendar as atrações com antecedência.

Atualmente eles mudaram o sistema que agora se chama “Genie+” (leia-se Genie Plus) e o nome da fila rápida é “Lightning Lane”. Além de deixar as coisas bem mais complicadas, ainda ficou mais caro para o visitante pois agora além do sistema de “fura fila” ser pago, ainda dividiram as atrações em dois grupos diferentes – as que estão inclusas no Genie+ e as que são compradas individualmente (e ainda mais caras) pelo Lightning Lane.

Universal: O sistema é chamado de “Universal Express Pass”, é cobrado à parte do ingresso e o valor é estipulado de acordo com a época do ano e a previsão de lotação do parque (já adianto que não é muito barato!). Com esse sistema, você se dirige diretamente para a entrada “Express Pass” na porta da atração, sem necessidade de agendamento prévio.

Atualmente é possível comprar o “Express Pass” no Brasil e pagando em reais. Para solicitar uma cotação deste produto entre em contato conosco.

Seaworld: O “Quick Queue Unlimited” do Seaworld e do Busch Gardens funciona de forma semelhante ao passe da Universal onde o valor varia conforme o dia da visita, porém tem um custo bem mais acessível.

RESTRIÇÕES NAS ATRAÇÕES

Os parques são projetados para atender a todas as pessoas e a maioria das atrações/brinquedos tem uso livre, no entanto algumas possuem restrições quanto a seu uso.

A restrição mais comum e que geralmente afeta diretamente as crianças é a altura. As atrações que tem restrição de altura na maior parte dos casos exigem uma altura mínima necessária, e em alguns casos um altura máxima. Na entrada da atração haverá uma placa indicando qual a altura mínima (lembrando que lá a unidade utilizada é em polegadas) e também um marcador que os funcionários usam para medir as crianças em caso de dúvida.

Importante: A restrição de altura existe por questões de segurança! Não é nada recomendado tentar “burlar” essa regra colocando por exemplo um calçado com salto ou algum tipo de enchimento para dar mais altura. Os funcionários dos parques são muito rigorosos nesse sentido e se faltar um centímetro que seja não será permitido em hipótese alguma entrar na atração!

Na página de cada parque (ver os links no final desta página) você encontrará a lista de atrações e a restrição de altura de cada uma.

No caso de atrações em que o usuário precisa ser preso de alguma forma ao assento do mesmo, como é o caso da maioria das montanhas russas e simuladores, pode haver também restrição quanto ao tamanho corporal do usuário, ou seja, isso vale para pessoas mais obesas. Não há um limite de peso definido, o que vai definir se a pessoa poderá ir na atração ou não é se, na hora de sentar no carro, a trava de segurança irá se fechar pelo menos na sua trava mínima.

Para evitar que você fique na fila e seja barrado quando chegar na atração, algumas atrações que tem esse tipo de restrição contam com um modelo fiel do carro utilizado que é colocado logo na entrada. Com isso o visitante pode fazer o teste para saber se poderá ir ou não na atração.

Outros tipos de restrições dizem respeito à saúde do usuário. Pessoas com problemas cardíacos, com problemas nas articulações, na coluna e mulheres grávidas são casos de pessoas que não devem ir em atrações mais radicais e até mesmo em alguns simuladores.

Fora as condições mencionadas há também uma restrição digamos mais pessoal em alguns casos. Há pessoas que não tem problema de saúde mas por exemplo tem medo de altura, não gostam da sensação de queda livre, outras que (assim como eu) ficam enjoadas facilmente, etc. Cada um deve fazer sua avaliação e decidir em qual atração ir, procure não fazer nada forçado, pense sempre na sua segurança e no seu bem estar.

No nosso canal do Youtube eu fiz um vídeo falando exatamente sobre respeitar suas limitações. Para assistir clique aqui.

INGRESSOS

Os ingressos podem ser comprados na forma de voucher, e-ticket ou na forma física.

O ingresso do tipo voucher é aquele que você recebe por e-mail e precisa obrigatoriamente ir até a bilheteria ou quiosque (os quiosques geralmente tem o nome de “Will Call”) do parque para trocá-lo pelo ingresso.

O e-ticket é o seu ingresso eletrônico, ou seja, não há necessidade de trocá-lo na bilheteria ou quiosque e você pode se dirigir diretamente à catraca para entrar no parque. Ao receber seu e-ticket você deve imprimí-lo, levar com você na viagem e apresentá-lo sempre que for entrar no parque. Nesse caso deve-se tomar muito cuidado com o papel do e-ticket para não amassar ou molhar, principalmente a parte que contém o código de barras. Caso isso aconteça, dirija-se ao setor de atendimento ao cliente (Guest Services) para que eles possam lhe auxiliar.

No caso da Disney, se você adquiriu o ingresso voucher (o mais comum), deverá trocá-lo pelo ingresso físico que é um cartão de plástico que você utilizará tanto para passar pela catraca de entrada como para acessar as atrações com “fura fila”, caso tenha adquirido. Caso você tenha uma Magic Band e esteja cadastrada na sua conta do app da Disney, você não precisará do ingresso físico.

Na maioria dos parques crianças de até 2 anos não pagam ingresso, de 3 a 9 anos completos pagam tarifa de criança (a diferença de preço não é muito significativa em relação à tarifa adulto) e a partir de 10 anos paga tarifa de adulto. Não existe tarifa diferenciada para a terceira idade, exceto alguns casos especiais com no parque Legoland.

Cada empresa tem suas particularidades com relação aos ingressos, mas de uma forma geral você irá adquirir o ingresso por uma determinada quantidade de dias de acesso a um ou mais parques. Por exemplo, se você pretende visitar os 4 parques temáticos da Disney não irá comprar 1 ingresso individual para cada parque e sim apenas um ingresso que lhe dá direito a 4 dias de visita, sendo que você pode definir como quiser quais parques irá visitar nos 4 dias.

Importante: Os ingressos são pessoais e intransferíveis! A primeira vez que for a um dos parques de uma empresa você irá cadastrar sua digital na catraca. Nas visitas seguintes você também deve se identificar com a digital e o sistema irá fazer uma conferência. Caso apresente alguma diferença o funcionário do parque irá verificar e inclusive pode lhe fazer perguntas do tipo: “qual foi o último parque que você visitou?”. Isso existe principalmente para evitar que os ingressos sejam vendidos ou repassados a terceiros.

Onde você pode adquirir os ingressos:

  • Direto dos sites dos parques: o valor é em dólares e nesse caso só é possível efetuar o pagamento com cartão de crédito internacional e haverá incidência de 6,38% de IOF sobre a compra, além de não haver possibilidade de parcelamento.
  • No Brasil, através de revendas oficiais. A vantagem é que a compra geralmente pode ser parcelada e o pagamento será feito em reais, sem o IOF da compra internacional. Se o pagamento for à vista geralmente você ainda pode conseguir um bom desconto.

Sabia que você pode adquirir os ingressos dos parques e outras atrações de Orlando conosco? Basta enviar uma mensagem pela página de contato informando quais ingressos necessita e a data da viagem que lhe enviaremos uma cotação. Não deixe de nos consultar antes de comprar seus ingressos pois temos ótimos preços!

No caso do ingresso físico, uma dica interessante é tirar uma foto do verso de cada ingresso, onde consta o código ou numeração do mesmo. Isso é útil no caso de perda do ingresso pois com isso fica mais fácil de conseguir uma segunda via junto ao atendimento ao cliente do parque. Se o seu ingresso for do tipo e-ticket é bom ter acesso fácil ao e-mail ou PDF que você recebeu da agência / site que comprou o ingresso.

Ingresso Disney verso

Também é interessante escrever o nome de cada pessoa no seu devido ingresso, isso facilita na hora da entrada do parque pois cada ingresso estará associado com sua impressão digital.

Essas são as informações básicas que valem de modo geral para todos os parques. Bastante coisa não é mesmo? Mas não para por aí! Selecione o parque desejado na lista abaixo e veja informações mais detalhadas sobre cada um deles:

Walt Disney Word Resort

Universal Orlando Resort

Seaworld Parks